CAMPANHAS, NOTÍCIAS E RELATÓRIO SOCIAL
PARCERIA REATIVA O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO
SOCIAL NO "O MESTRE"


O Grupo Amor e Fraternidade, que através de seu Ambulatório "O MESTRE" assiste os menos favorecidos da Terceira Idade, foi buscar junto às empresas HIDROPARTES, GLOBOMAR e JEVIN uma parceria para reativação do Projeto de Alfabetização com as aulas tendo sido iniciadas no dia 3 de março. O projeto vai de março a dezembro, com aulas que estão sendo ministradas de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h, na sede do Grupo, que fica nas dependências da Loja Maçônica Obreiros de Macaé nº 2075, no endereço: Rua Jesus Soares Pereira, 466 – Costa do Sol – Macaé.

O objetivo deste projeto, segundo seus parceiros, é atingir um público alvo a partir de 45 anos, com duas turmas de até 20 alunos, que eles não aprendam apenas a assinar seus nomes e sim irem mais além, formando as palavras, lendo e interpretando textos. Ainda há vagas, e para a matrícula é só encaminhar o interessado à sede do Grupo, no horário das 8h às 11h e 14h às 17h.

Mas as atividades do Grupo não param por aí, diz Terezinha Santana membro da entidade e que coordena o atendimento diário no Ambulatório "O MESTRE". Para este mês, duas palestras foram programadas e já ministradas, ambas trazidas pelo Coordenador de Administração e Planejamento da Defesa Civil de Macaé, o Irmão Marcus Schueler, sendo palestrante o Coordenador de Doutrina e Treinamento da Defesa Civil, Antônio de Souza: no dia 4, Segurança Doméstica e, no dia 18, Primeiros Socorros ao Idoso.

Priorizando a prevenção como fator fundamental para uma qualidade de vida melhor, a palestra do dia 4 visou explicar todos os riscos dentro de uma casa. Todos os cômodos foram abordados dando uma maior atenção à cozinha, especificamente o manuseamento do botijão de gás, sua troca; a verificação do prazo de validade da mangueira e do regulador de pressão (cinco anos); o cuidado com as panelas em cima do fogão e com as frituras, principalmente quando se tem crianças em casa. Segundo o palestrante 90% da população não trocam o regulador de pressão do gás.

No dia 18, o assunto abordado - Primeiros Socorros ao Idoso – mostrou os cuidados ao socorrer uma vítima. Foram apresentadas noções sobre os sistemas circulatório e respiratório; procedimentos e proteção a serem tomadas no ato do socorro; como tratar e, ou reconhecer um caso de hemorragia (interna e externa); pontos de aferição da pulsação (carotídeo, braquial, radial e femural). O importante é preservar a vida, evitar agravamento e de imediato chamar um socorro especializado

Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 900 | Novo Cavaleiros | Macaé | RJ | Brasil | 27930.070 | Fax 55(22) 2796.6263 | Tel 55(22) 2796.6262 | atendimento@globomar.com.br